ESQUECEU SEUS DETALHES?

Lendas Urbanas

por / sábado, 15 junho 2013 / Publicado em Artigos
GD Star Rating
loading...

Você já viu estas fotos circulando pela internet? Muitas vezes, costumamos receber de amigos e repassar aos nossos contatos anexos com mensagens e imagens como esta. As fotos a seguir chamaram a atenção de incontáveis internautas e tornaram-se naturalmente verdadeiras lendas urbanas sobre gatos gigantes na internet, gerando dúvidas e despertando a curiosidade de pessoas no mundo inteiro, induzindo-os a se fazerem a seguinte pergunta: “estas imagens são reais ou mais uma foto-montagem para causar polêmica na rede“?

Lendas são estórias contadas ou ilustradas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Já os mitos são narrativas ou imagens que possuem um forte componente simbólico. Quando não conseguimos explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criamos mitos com este objetivo: de dar sentido ou significado às coisas do mundo.

Certamente há muitos mitos e lendas urbanas relacionados à foto-montagem circulando pela rede, algumas para fins particulares, com objetivo de gerar tráfego, causar polêmica ou outros motivos que muitas vezes desconhecemos. Entretanto, há imagens que são baseados em fatos e fontes confiáveis. Mas vamos ao que interessa: “Estas fotos se tornaram verdadeiros mitos ou apenas lendas que circulam pela internet?“. O propósito deste artigo é confirmar ou desmistificar lendas urbanas relacionadas a algumas das imagens mais marcantes que já vimos circulando pela internet, relacionadas a gatos gigantes.

Origem da foto : Muitas pessoas até hoje não arriscam admitir que esta fotografia não tenha sido criada com auxílio de manipulação digital, devido a sua grande similaridade com outro “retrato de gato grande” (Garfield gigante logo abaixo) de publicação bastante popular, que circulou pela internet alguns anos atrás, consagrando outro grande mito ou lenda urbana do qual comentaremos a seguir.

A verdade é que os felinos de pêlos longos têm geralmente revestimentos da pelagem que recriam “ilusões de silhueta” de seus companzis e nas imagens se fazem parecer serem muito maiores do que eles realmente são. (Veja exemplo da foto ao lado).

A fotografia acima reproduziu em nossa visão e imaginação a compreensão de algo que poderia ser completamente plausível da imagem de um genuíno felino de raças felinas domésticas de grande porte, tais como o Maine Coon – o gato que está sendo esticado em comprimento total nos braços da mulher, para quem olhar por mais tempo percebe que ambos estão em uma posição normal, sem tantas dúvidas quanto ao revestimento do pêlo que poderia recriar uma impressão exacerbada de espessura extra. Esta fotografia pareceu aos nossos olhos não descrever nada mais do que um gato pesado, tipicamente feito sob medida, fotografado de uma maneira que emfatizasse seu real tamanho, tentando provar pela posição de comprimento, sem considerar ilusões de silhueta, ser realmente o caso de um gato existencialmente grande.

Fotos adicionais de Riley com MarthaDesmistificando o que estas imagens se tornaram, o felino gigante que aparece nas fotos é de verdade e as fotos não são montagens de Photoshop. Seu nome é Riley, um gato da raça Maine Coon, categoria de felinos domésticos de grande porte, fotografado nos braços de sua feliz proprietária, Martha. De acordo com Martha, Riley tem perdido um pouco de peso recentemente, mas já chegou a pesar aproximadamente 24 libras. Após grande polêmica pela internet, sua foto foi submetida a uma análise por “experts” em montagens fotográficas e Martha foi localizada para explicar o fato, que foi desmitificado com envio de fotos adicionais de Riley e Martha na mesma posição, além de outras imagens dele com sua irmã felina, Callie.

Riley, Maine Coon castrado de Martha
Maine Coons Riley e Callie de Martha

Riley & Callie – 2 Gigantes Castrados da raça Maine Coon que se tornaram mitos com auxílio da internet aos olhos de internautas do mundo inteiro

Garfield dos Sonhos. Será um Mito ou Lenda?

Um Garfield dos sonhos

Outra foto bastante polêmica e também bastante famosa é a de Rodger Degagne, um funcionário de nível superior da empresa AECL em Chalk River, embarcando em uma nova fase de sua vida como criador de gatos. Relaxando em sua espaçosa casa localizada nas proximidades de Ottawa River, Sr. Degagne relembra que há 15 anos adotou dois gatinhos que foram encontrados no perímetro da AECL. Os gatinhos apareceram em uma época de verão em um dos terrenos separado por cercas de segurança em torno dos laboratórios desativados da companhia, quando ainda tinha seus 50 anos de idade. Com a ajuda de seu sanduíche preferido de atum, o Sr. Degagne persuadiu com o alimento a aproximação dos filhotes para perto da cerca, de modo que pudesse alcançá-los e retirá-los por cima da proteção.

Naquela mesma noite, sua esposa Louise e suas 2 crianças, Nicole e kelly, tomaram a decisão em manter os gatinhos como membros da família, nomeando-os comicamente de Lost & Found (“perdido e encontrado”). Lost demonstrou ser uma fêmea e Found um macho. Quando a natureza finalmente os colocou em curso, 6 anos após suas adoções, uma ninhada nasceu do cruzamento deles. Destes filhotes, uma fêmea branca e grande com marcas pretas em suas laterais e cauda roubou os corações da família nomeada de Snowball (bolinha de neve) que permaneceu com os Degagnes.

Quando Lost e Found não estavam mais em vida com eles, seu promogênito vive. Aos 9 anos de idade Snowball realmente se parece com uma bola de neve, medindo 69 polegadas do nariz à cauda, pesando em torno de 87 libras, algo extraordinariamente diferente de um gato comum.

Ela já nasceu maior do que os demais filhotes de sua ninhada e nunca parou de crescer desde então. Sempre buscou alimetar-se frequentemente, inclusive dos alimentos que eu me esquecia de guardar ou cobrir sobre a mesa. Galinha é seu alimento predileto. Certa vez, deixei uma galinha cozida sobre a janela da cozinha que estavamos preparando para um piquenique a barco e quando me dei conta, uma hora depois a galinha havia sido comida

diz Louise

Não percebemos que Snowball era um gato acima da média dos felinos em geral. Percebemos isso quando Shepherd, gato alemão do vizinho a manteve afastada em seu primeiro contato com ele no quintal, e só daí pudemos perceber tamanha diferença. Depois disto, encontramos um raccon (guaxini) morto em nossa garagem, daí decidimos que talvez Snowball devesse ser mantida dentro de casa. Percebemos que ela é fascinada por raccons para comê-los, mas jamais poderiamos mantê-los à disposição dela. Se fosse possível, ao menos manteriamos o custo com o alimento dela baixo!

ri Rodger

Então, como é que um gato de 87 libras come? Snowball consome aproximadamente 3 libras de alimento de gato por dia, contando com a galinha cozinhada, suplementada com os cervos e os alces que Rodger caça no bosque de sua propriedade. Snowball acompanha frequentemente Rodger na pescaria em Ottawa, perscrutando ansiosamente ao lado do barco assim que sua linha de pesca é fisgada. Então, seria o tamanho de Snowball atributo dos Degagnes? Rodger diz:

Bem, o veterinário pensou que podesse ser seu tiróide, mas não é gorda mesmo.
Ela é realmente um gato grande. Logo penso que talvez seus pais
tiveram algo em Chalk River que não deveriam ter.

Rodger Degagnes

Origem da foto : Esta foto não é real, nem descreve o que o texto acima justifica. A explanação foi de algum desconhecido desocupado com mente fértil e criativa que montou a foto sobre os fatos, segundo a companhia AECL que justifica:

O Sr. Robert DeGagne, proprietário deste gato, não é um empregado formado de nossa companhia e jamais possuimos laboratórios ou áreas desativadas em nossos perímetros, nem tão pouco nos últimos 50 anos como o texto afirma. Não sabemos se é real ou não o tamanho do gato descrito no artigo. Se for verdadeiro, o tamanho pode provavelmente ser atribuído a uma condição de tiróide, como foi realmente descrito no artigo, ou algum processo de cross-breeding.

AECL, organização na qual o suposto funcionário que adotou Snowball trabalha, é uma companhia de energia atômica no Canadá, e suas instalações em Chalk River, Ontário é uma casa contendo um par de reatores utilizados para pesquisa atômica. Como um verdadeiro filme de ficção científica dos anos 50, a explanação oferecida aqui para o tamanho incrível de Snowball seria que “talvez seus pais felinos tivessem comido algo onde foram adotados nas dependências de Chalk River“, possibilidade supostamente descartada.

De acordo com os cidadãos de Ottawa, o retrato mostra realmente um homem que foi identificado. Seu nome verdadeiro é Cordell Hauglie e sua ligação com o gato também é verdadeira, porém Cordell teve sua foto manipulada com PhotoShop para recriar o efeito de um felino gigante. De acordo com o Sr. Hauglie:

minha filha quis emitir uma foto eletrônica de seu gato para um amigo. Eu participei ajudando- a a tirar a foto, escanear e enviar. Quando nós a emitimos para seu amigo, jamais imaginávamos que seriamos vítima de uma adulteração ou que qualquer um acreditaria que a foto era real.

Sr. Hauglie

Hauglie deu muitas risadas ao analisar sua imagem junto ao fato ocorrido. Alguns ainda afirmam categoricamente que seria possível um super gato naquelas condições, outros contradizem, dizendo ser montagem, enchimento ou que a expressão do homem que o segura não esboça reação ou esforço para quem levanta 40 kilos, ou algo além de seu próprio peso.

Curtiu o artigo? Então, clica , sugerindo assuntos nos comentários!
  • Twitter
  • Yahoo! Bookmarks
  • Delicious
  • Windows Live
  • Digg
  • Bebo
  • Netvibes
  • Posterous
  • Tumblr
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • E-Mail
TOPO