ESQUECEU SEUS DETALHES?

Longevidade

por / quinta-feira, 27 junho 2013 / Publicado em Artigos
GD Star Rating
loading...

Maine Coon SeniorO quanto o gato vive depende de muitos fatores: genética, alimentação, atividade física, cuidados gerais de saúde – E DE VOCÊ! A expectativa média de vida dos gatos de companhia costumava ser de 10 anos. Mas na última década com os avanços na medicina veterinária , essa expectativa aumentou para uma média de 12 a 16 anos. Os recordes de longevidade para o Catus felis (Nosso gato doméstico) são de 20 a 22 anos. Em raríssimos casos os gatos ultrapassam essa expectativa.

No entanto, alguns cuidados podem ser tomados para ajudar seu gato a aproveitar ao máximo a vida:

ESTEJA SEMPRE INFORMADO
: Se todos os proprietários compreendessem as necessidades comportamentais dos gatos e fossem mais comprometidos com esses cuidados, milhões de gatos poderiam viver mais: a eutanásia de gatos sadios é a causa número um de mortes de felinos.

FORNEÇA CUIDADOS VETERINÁRIOS DE ROTINA
: Para que seu gatos tenha mais chances de aproveitar uma velhice sadia, você deve começar desde jovem com visitas periódicas ao veterinário. A vacinação pode prevenir panleucopenia, doenças do trato respiratório superior, raiva e leucemia felina. O esquema de vacinação pode variar de acordo com a escolha do profissional. Geralmente, inicia-se a vacinação com 6 a 8 semanas de idade,Check ups anuais são de vital importância não apenas para manter a vacinação e vermifugação atualizadas mas também para dar ao veterinário a chance de diagnosticar precocemente problemas de saúde. Aconselhamos que sempre, na medida do possível, o mesmo profissional faça o acompanhamento de seu gato durante toda vida. É fundamental que você se sinta a vontade com o profissional para fazer perguntas e consultá-lo sempre que necessário. Caso precise levar seu gato a outro profissional é sempre de ajuda manter as receitas e exames prévios bem como a carteira de vacinação de seu gato. Voltamos a enfatizar a importância da castração! Quanto mais precoce a decisão de castrar seu animal é feita melhor. Segundo o artigo no qual esse texto é baseado, gatas castradas antes do primeiro cio têm menos probabilidade de desenvolver câncer de mama. A castração dos machos também tem seus benefícios já que eles não brigam com outros machos para acasalar , e essas brigas são uma das vias de transmissão de diversas doenças como a leucose felina.

FILHOTES MAINE COON À VENDA!

Diversas cores, pais importados e opcionais à pronta entrega. Criando qualidade sem prazo de validade.

CRIE UM AMBIENTE SAUDÁVEL
: Tente manter seu gato dentro de casa para evitar doenças infecto-contagiosas, atropelamentos e ferimentos provocados por outros animais e até mesmo pessoas. Um gato que não é mantido dentro de casa tem sua expectativa de vida reduzida a metade. Uma vez dentro de casa, você deve se certificar que o ambiente também é seguro. Cuidado redobrado com fios elétricos, fogão, substancias químicas que podem intoxicar seu gato como produtos de limpeza e inseticidas, medicamentos, plantas tóxicas. Evite deixar portas de móveis abertas pois os gatos são extremamente curiosos e tendem a entrar. Já soube de um gato que veio a óbito porque entrou num armário e ninguém viu. Cuidado também com janelas. Aconselhamos a colocação de redes de proteção.

CERTIFIQUE-SE QUE VOCÊ TERÁ TEMPO PARA DEDICAR-SE A SEU ANIMAL
: O primeiro passo é estabelecer um esquema de alimentação e manter-se fiel a ele. Forneça a seu animal uma ração balanceada apropriada para a idade e o estado fisiológico dele. Se você notar qualquer distúrbio de apetite, por exemplo se seu animal se recusar a comer por mais de 1 ou 2 dias, aconselhamos uma visita ao veterinário. Aproveite as horas de brincadeira e as seções de escavação para checar alguns detalhes como a formação de massas, linfonodos aumentados, corrimento nasal ou ocular, presença de secreções nos ouvidos, alterações de dentes e gengivas . Fique atento também a mudanças comportamentais ou físicas. Por exemplo, se ele passa a beber mais quantidade de água ou a urinar mais pode ser um indicio de diabete, doença dos rins ou infecção urinária. Brincar regularmente com seu animal é importante tanto pelo aspecto afetivo quanto pelo fato de estimular a atividade física.

TOME CUIDADOS EXTRAS COM GATOS IDOSOS
: Quando o gato se aproxima dos 10 anos, por volta dos 7 anos é uma boa idéia fazer exames de rotina como exame de sangue para detectar precocemente diabete ou disfunções dos rins. Quando o gato atinge a senilidade, você não deve pensar duas vezes antes de procurar o veterinário ao menor sinal de problema. É recomendável que o intervalo entre os check ups diminua para 6 meses. E lembre-se de ter cuidados adicionais pois com a idade a audição e a visão dos gatos diminui.

Curtiu o artigo? Então, clica , sugerindo assuntos nos comentários!
  • Twitter
  • Yahoo! Bookmarks
  • Delicious
  • Windows Live
  • Digg
  • Bebo
  • Netvibes
  • Posterous
  • Tumblr
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • E-Mail
TOPO