ESQUECEU SEUS DETALHES?

Padrão da raça Maine Coon

GD Star Rating
loading...

DESCRIÇÃO DA RAÇA

Foto Maine Coon de 10kgA raça Maine Coon é de porte grande, moldando formato retangular de cabeça. As orelhas são grandes, peito amplo, estrutura óssea sólida, queixo alongado e forte, corpo retângular e uma cauda fluente e exuberante de pêlos. Densidade e massa muscular dão aparência de poder e vigor ao gato Maine Coon.

Origem: Estados Unidos. A raça resultou do cruzamento do Gato Americano de pêlo curto com o Angorá e outras raças com pêlos longos. Foi difundida nos estados do leste dos Estados Unidos no final do século XIX, mas só passou a ser conhecida no mundo a partir da criação do Clube do Gato do Maine, nos Estados Unidos, em 1953.

Pelagem: Longa, mas nem tanto como a de um Persa. Na base do pescoço, a pelagem é mais curta e menos densa. A cauda deve ser bem longa e com formato de um penacho bruscamente cortado no final.

Aparência: É muito grande e pesado. O macho chega a pesar 13 Kg ou mais. Apesar de ser grande, sua cabeça deve ser pequena ou mediana, desde que esteja proporcional ao corpo, que se alarga em conjunto com sua estrutura óssea. As pernas e o corpo são longos. As orelhas são maiores que as de um Angorá, porém sem serem desproporcionais à cabeça. Os olhos são grandes e ligeiramente inclinados para o focinho, o que lhe dá um ar mais selvagem. Não deve ter a face plana e nem o nariz achatado como o do Persa, mas também ter o perfil tão alongado

Cores: Todas são aceitas, desde que com desenhos variados. Os olhos são verdes ou combinam com a cor da pelagem.

Comportamento: É muito ativo e adora brincadeiras. É muito companheiro e fiel.

Ambiente: Não necessita de muito espaço para se exercitar, mas gosta de um lugar macio para descansar.

Cuidados especiais: Sua pelagem é mais fácil de ser cuidada do que a das demais raças de gatos com pêlos longos.

Adestramento: Pode ser adestrado, mas exige tempo e paciência do dono para isto.

Defeitos no Padrão: São considerados fora do padrão da raça aqueles gatos parecidos com o Persa. Vide características mais indicadas na tabela ao lado.

Dono ideal: Aquele que gosta de gatos grandes, imponentes e independentes. O Mapache do Maine é um bichano que gosta de atividades e atenção de seu dono e não dá muito trabalho com adaptações, seja em novos ambientes, seja com outros animais de estimação.

FORMATO DE CABEÇA DO MAINE COON

FORMATO : Tamanho deve estar em proporção ao corpo, ligeiramente mais cumprida do que larga, distinguindo bem o focinho a partir da ossatura proeminente dos olhos. Diferentes olhares de Maine Coon, mostrados em diversas associações pelo mundo. Gatos adoráveis que assentam o Standard da raça.


FORMATO DE ORELHAS DO MAINE COON

FORMATO : Grande e larga na base, sendo moderadamente pontudas. Os tufos de lince são desejáveis. Os tufos de cabelo nas orelhas se estendem além de bordas exteriores de cada orelha.

COLOCAÇÃO : Sua colocação é fixa para o alto na cabeça com uma leve inclinação. As orelhas devem ser colocadas como largura à parte. Esta largura tende a se estender levemente em gatos mais velhos. Jogo de base levemente baixo na base posterior do que na base superior.


/lihttp://www.gatosmainecoon.com.br/raca/wp-content/uploads/2013/06/ears25.jpg

FORMATO DE OLHOS DO MAINE COON

FORMATO : Grande e amplamente colocado. Levemente oval, mas não em formato amêndoado, com aparência rodeada quando largamente aberto. Conjunto levemente inclinado em direção da base exterior da orelha.

CORES : Qualquer cor é permitida. Não há nenhum relação entre a cor dos olhos e cor da pelagem. Cores claras são aceitáveis. Par de olhos azuis em gatos brancos ou com adição de branco pode representar "deafness", possivel surdês.


img src=

FORMATO DE FOCINHO DO MAINE COON

FORMATO : Focinho de comprimento médio com um contorno quadrado do cano. Distinções podem ser sentidas ao tocar dos dedos do avaliador, entre cano e proeminência dos olhos.

BOCHECHA : Proeminência alta na região dos bigodes, situada abaixo dos olhos. Excesso de enchimento que causa desarmonia, é penalizado.


span style=

FORMATO DE PELOS DO MAINE COON

COMPRIMENTO : Desigual mais curto nos ombros gradativamente abate as costas e laterais. Plena pelagem felpuda na barriga e colar frontal que se torna mais comprido com a idade.

TEXTURA : Para todas as estações do ano. Um leve sub-pêlo deixa a pelagem mais encorpada, permitindo uma queda macia dos pêlos de forma escorrida, porém nem tão macia como algodão

PENALIDADES : Todas as cores são aceitáveis, exceto cores ponteadas, tipo chocolate, ciannon, lilac e ausência de sub-pêlos ou pêlos na região da barriga e pescoço. No mais, todas as demais variações, inclusive aquelas com adição de branco são permitidas.


FORMATO DE PERFIL DO MAINE COON

FORMATO : Perfil característico por uma curvatura na testa, formando uma curva côncava suave, como uma ponte de ligamento até a linha lisa do nariz.


FORMATO DE QUEIXO DO MAINE COON

FORMATO : Queixos largos, profundos o suficiente para completarem a esquadria do fucinho e linha firme no lábio superior.

PENALIDADES : Queixos fracos, curtos demais e desprovidos de profundidade.


[/tooltip]

FORMATO DE TAMANHO DO MAINE COON

No ambiente de procriação, a diferença de tamanho entre machos e fêmeas é mais significante em Maine Coons do que em outras raças felinas. Machos pesam em torno de 15 a 20 libras. Fêmeas variam entre 9 a 12 libras. Note que uma fêmea com 10 libras já não é pequena e a maioria dos criadores acham que fêmeas não estariam no tamanho ideal para figurar nas exposições, o que é uma inverdade. O mesmo não ocorre com Maine Coons castrados em adaptações domésticas, por isso concorrem em categorias diferentes.

IMPORTANTE : Em julgamento, o tipo jamais é sacrificado em função de tamanho. O desenvolvimento da raça é extremamente lento até sua maturidade, que ocorre até 5 anos de idade do gato.


PADRÃO UNIVERSAL

Para a gatofilia, não é correto dizer padrões de Maine Coon, porque o padrão é unico e universal, nao existe vários. Talvez o exemplo se aplique apenas a tipos e linhagens. Ex: linhagem americana, tipo tomcat. O resultado disso seria gatos dentro ou fora do padrão

EXPOSIÇÕES FELINAS

O padrão serve também para premiar, além de identificar os melhores. Aqueles que mais estão dentro desses critérios, somam pontos quee transformam gatos em campeões com reconhecimento regional e internacional da temporada

PUREBREED

Ja imaginou ter um filhote DE MAINE COON com todas as características mais desejáveis da raça?
Clique AQUI!

TOPO